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Manutenção e vida útil da bateria em veículos elétricos

  • Foto do escritor: Fabio Andrade
    Fabio Andrade
  • 4 de out. de 2024
  • 2 min de leitura


Uma das principais vantagens dos veículos elétricos em comparação com os movidos a combustão é a simplicidade de seus componentes. Veículos como scooters e triciclos elétricos têm motores elétricos com menos partes móveis, o que significa menos peças sujeitas a desgaste e menos sistemas para manutenção. Não há necessidade de componentes complexos como câmbio, embreagem ou sistemas de transmissão, reduzindo a chance de falhas mecânicas.


Embora os sistemas elétricos exijam menos manutenção do que os movidos a combustão, ainda há algumas áreas que precisam de atenção. A principal delas é a bateria. As baterias de íon-lítio, amplamente usadas em veículos elétricos como scooters e triciclos, têm uma vida útil limitada, dependendo do uso e dos cuidados.


A vida útil de uma bateria de moto elétrica pode variar de acordo com o modelo, mas geralmente está entre 2 mil e 3 mil ciclos completos de recarga.


Um ciclo completo é quando a bateria é carregada totalmente, de 0 a 100%.

Por exemplo, se um veículo tem autonomia de 50km por carga, a vida útil da bateria considerando 3 mil ciclos de carga estaria em 150.000 km.


Atingir esse estágio não significa que seu veículo simplesmente irá parar de funcionar e sim que a bateria não será capaz de entregar sua potência total e pode vir a apresentar falhas. Após passar o tempo de sua vida útil, ela progressivamente perderá sua capacidade inicial de potência. Nessa situação, a bateria deverá ser trocada por uma nova.


A necessidade de substituição da bateria é um fator que pode gerar hesitação quanto à decisão de adquirir um veículo elétrico. Afinal, o custo médio de uma nova bateria para veículos como scooters, autopropelidos e triciclos pode girar em torno de R$3.000.


Ao levar em consideração, no entanto, que o tempo médio para que seja necessário realizar a troca é de 3 a 5 anos, e que o uso de eletricidade ao invés de gasolina gera economia significativa no transporte, a eventual substituição da bateria não é um fator tão pesado economicamente quanto pode parecer.



A ausência de componentes críticos nos veículos elétricos, como sistema de escape e radiadores, resulta em menos manutenção e falhas mecânicas. Em veículos a combustão, problemas com exaustão e sistemas de arrefecimento são comuns, exigindo substituições caras, como catalisadores e radiadores. Os elétricos não possuem esses sistemas, eliminando várias outras preocupações.


Além disso, enquanto motores a combustão podem perder eficiência e requerer manutenção constante para manter o desempenho, os motores elétricos têm um desempenho estável ao longo do seu tempo de vida útil, o que significa menos revisões mecânicas.


Veículos elétricos também têm um impacto ambiental muito menor do que os a combustão. A manutenção reduzida significa menos consumo de peças, menos geração de resíduos e um ciclo de vida mais sustentável. A reciclagem de baterias também está em expansão, tornando o ciclo de vida dos veículos elétricos ainda menos nocivo.



 
 
 

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